19 de agosto de 2008

Como avaliar um estofado na hora da compra.

Um estofado é composto de 4 partes distintas que unidas formam o estofado. Pode ser desenhado de forma reta ou curva, dependendo do design aplicado e da criatividade.

1. Braços
2. Base
3. Assento
4. Encosto




Principais Composições de cada parte :

1. Braço: Espuma , e a estrutura de madeira
2. Base: Geralmente espuma somente nas laterais e estrutura de madeira.
3. Assento: Pode ser soltos ( somente com espuma ) ou fixos compostos de estrutura de madeira e espuma.
4. Encosto: Pode ser de almofadas soltas apoiada em uma base de sustentação ( geralmente as almofadas são enchidas com espuma flocadas ou fibras siliconadas ). Pode ser também fixo ( estrutura em madeira e espuma )

Fases de construção do estofados
Estrutura - Em madeira , montado de forma planejada a garantir a resistência necessária para utilização.
Percinta - Em borracha , aplicada no sentido horizontal e vertical.
Molas - Pode ser em espiral ou em "zig-zag" (nozag) postas sob a percinta
Espuma - Espuma de Densidade comprovada pela empresa , aplicada na quantidade e densidade necessária ao conforto.
Revestimento - Pode ser em couro, couríssimo, corano e diversos tipos de tecido
Ítens que influenciam muito no preços dos estofados:

Revestimento - O revestimento ( tecidos) aplicado no estofados é responsável por um grande percentual do preço final do produto. Na hora de comprar é importante ver a qualidade dos tecidos, pois visualmente podem ser parecidos , mas na maioria das vezes são de composições diferentes.

Espuma - Assim como o tecido a espuma também é um grande responsável pelo preço final do produto. A espuma determina o conforto do estofados e é através dela que muitas vezes se consegue fazer um produto muitas vezes com as mesmas medidas, com o mesmo tecido, mas com preços mais baixos. Quanto mais espuma aplicada e quanto maior for sua densidade, maior será seu valor.
Observações finais : Na hora de comprar um estofado é importante saber do que o mesmo é composto, pois muitas vezes o cliente compra um estofado comparando apenas tamanho e visual, mas existem outros fatores importantes a serem analisados que muitas vezes são desconsiderados.

Nenhum comentário: